quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Nova ortografia da língua Portuguesa


Minha professora de português da 5 serie um dia me disse: 'meu filho, sou professora a mais de 25 anos e nunca vi um português tão horrível quenem o seu' Eu falei pra ela que o problema não era meu mais da língua portuguesa. Quando eu comecei a aprender inglês, em 3 anos eu já era fuênte e minha escrita já era melhor que meu português. Alguma coisa deve estar errado ai não? Nunca me conformei com isso mas apesar de tudo nunca tive problemas de comunicação. Então como este é meu blog eu escreverei do jeito que todos entendem usando a linguages popular.

Quando eu vi a nova regra ortografica eu fiquei otimista porque agora eu acertarei pelo menos 0.5% a mais nas minhas palavras. Para quem está afim de aprender mais sobre a nova regra ortográfica, aqui vai uma das coisas que iram mudar daqui pra frente.

Alfabeto

O alfabeto da língua portuguesa passa a ter 26 letras, com a inclusão oficial do k, w e y.

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Trema

O trema será totalmente eliminado das palavras portuguesas ou aportuguesadas, como "cinqüenta" e "tranqüilo". A única exceção fica por conta de nomes próprios estrangeiros, como "Müeller", por exemplo.

Acentuação

1. Não se usa mais o acento dos ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas (palavras que têm acento
tônico na penúltima sílaba), como "idéia" e "paranóico".

Essa regra é válida somente para palavras paroxítonas. Assim, continuam a ser acentuadas as palavras oxítonas terminadas em éis, éu, éus, ói, óis. Exemplos: papéis, herói, heróis, troféu, troféus.

2. Nas palavras paroxítonas, não se usa mais o acento no i e no u tônicos quando vierem depois de um ditongo. Exemplo: baiúca, cauíla...

Caso a palavra seja oxítona e o i ou o u estiverem em posição final (ou seguidos de s), o acento permanece. Exemplos: tuiuiú, tuiuiús, Piauí.

3. Não se usa mais o acento das palavras terminadas em êem e ôo(s). Exemplo: abençôo, crêem, enjôo...

4. Palavras homógrafas (com a mesma grafia, mas com pronúncia diferente) como pára, pêlo, pélo e pólo também não serão mais acentuadas.

5. Não se usa mais o acento agudo no u tônico das formas (tu) arguis, (ele) argui, (eles) arguem, do presente do indicativo dos verbos arguir e redarguir.

6. Há uma variação na pronúncia dos verbos terminados em guar, quar e quir, como aguar, averiguar, apaziguar,
desaguar, enxaguar, obliquar, delinquir etc. Esses verbos admitem duas pronúncias em algumas formas do presente do indicativo, do presente do subjuntivo e também do imperativo.

Hífen

Não se usará mais:

1. quando o segundo elemento começa com s ou r, devendo estas consoantes ser duplicadas, como em "antirreligioso", "antissemita", "contrarregra", "infrassom". Exceção: será mantido o hífen quando os prefixos terminam com r -ou seja, "hiper-", "inter-" e "super-"- como em "hiper-requintado", "inter-resistente" e "super-revista".

2. quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa com uma vogal diferente. Exemplos: "extraescolar", "aeroespacial", "autoestrada".


Bom, ainda acho que podemos melhorar e deixar a língua mais simples e eficiênte, afinal de contas quem a inventou foram os portugueses.


Nenhum comentário:

Postar um comentário